sexta-feira, 2 de julho de 2010

Patriotismo?



É, Brasil. Infelizmente não foi dessa vez que você foi hexacampeão. Eu sinceramente gostaria que fosse diferente e que você tivesse conseguido passar para as semifinais, porém, intervieram e não deixaram que isso acontecesse. É interessante, e melhor ainda sermos nacionalistas, patriotas, seja lá como queiram chamar, só devemos parar um pouco e pensar nas atuais circunstâncias em que o nosso país vive e saber o que é mais valioso e o que mais vale a pena nos preocupar. Realmente com o futebol, ou em sermos ainda um país subdesenvolvido e não fazermos nada para que essa situação mude (se é que há meios de mudar). Olhar para a situação da Nação Brasileira e achar que está tudo ótimo, ou ainda melhor, colocar a culpa nos políticos. Ah, é claro, somos nós quem os colocamos no lugar deles, achando que eles farão algo melhor por nós, esqueci desse detalhe. É complicada demais a situação. Podemos considerar hipocrisia? Eu particularmente acho que sim. Não visto uma camisa do Brasil e saio pelas ruas gritando e soprando objetos irritantes para dizer que eu sou brasileiro e que quero que meu país ganhe a copa se eu sei que estamos "na merda" e que ainda somos um país de terceiro mundo. Somos autosuficiente em petróleo, temos um futebol e uma cultura invejável, um país repleto de riqueza. Mas para onde vai tudo isso? Cadê os resultados de tanta coisa boa? O resultado está na desigualdade econômica, nas enchentes que acontecem por mau planejamento das ruas, pelos desabamentos que acontecem por permitirem que casas sejam construídas em locais inapropriados. A culpa é do governo, sempre. Não há o que questionar. Ao menos é o que todos dizem por aí, sem lembrar que quem coloca aquela pessoa como responsável por um país, ou um estado e até mesmo uma cidade, somos nós. Nós escolhemos o que queremos para a gente. Nada mais justo que paguemos pelas conseqüências, não? Não sei, posso estar levando para o lado extremo da coisa, mas ninguém é perfeito. Essa é a forma como eu vejo as coisas acontecerem. Fechar as portas dos comércios e parar tudo o que está acontecendo para assistir um jogo de futebol. Feriado nacional praticamente decretado. Shows para que as pessoas possam ir para a rua comemorar e beber, festejando o que? Isso às vezes me incomoda. Enquanto uns tem tão pouco ou talvez nada, outros comemoram pelo fato do time estar jogando. Mas é claro, eles estão fazendo o trabalho deles, recebem milhões para isso, nada mais justos terem que fazer bem feito... E não poderiam fazer uma campanha do tipo: Parte do que recebermos no final desta copa, será doado para os desabrigados do Nordeste, bem como às famílias que passam fome no Interior do país. Não digo dar dinheiro, pois não resolveria o problema, mas dar a vara para que eles pescassem e pudessem produzir e, daí, ter de onde tirar o seu sustento. É apenas uma, das milhares de idéias que podemos tirar. Ninguém se preocupa com a situação do país. Isso é INACREDITÁVEL. Mas quando uma pessoa não concorda com o fato dele ter sido eliminado, por não acrescentar em nada para o país, aí sim se incomodam. Se sentem ofendidos. Com o quê? Eu me sinto ofendido quando estou em um ônibus e olho para a frente e vejo uma pessoa jogando uma lata de refrigerante ou um papel na rua. Eu penso: “Nossa, depois acontecem enchentes e não sabem o motivo. A culpa será do governo, fatalmente.” Jamais quis defender o governo, frisem, mas a própria população que se diz BRASILEIRA favorece significativamente para isso. Como pode? Mas agora me dêem licença pois senão eu escreveria um milhão de linhas aqui. A vida vai voltar ao normal a partir de amanhã e as camisas do Brasil vão desaparecer dos olhos da população. Deixaram de ser brasileiros? Eis a dúvida.

3 comentários:

  1. quando disse que torceria para a costa do marfim falaram que eu tinha de ser patriota mais do qeu ja sou? eu amo meu pais todo sabado vejo a bandeira nacional ser hasteada com orgulho, eu me revolto com a situação em que o país está.... falam tanto da copa mais nenhuma campanha em apoio as pessoas que perderam tudo no nordeste,, no sul teve milhores de campanhas... a gente do escoteiro ta com uma campanha tem chefe escoteiro la que passa as noticias e é bem mais tragica do que passou na midia e pelo simples fato de nao assistir os jogos eu é quem nao sou patriota? aff esse brasil ta perdido e mais perdida ainda estou eu por acreditar que ele tem jeito e tentar sempre fazer minha parte....

    Enfim AMEI acho que ja te disse isso uma vez....
    adoro blogs com textos interessantes e amo suas reflexões Pê ^^
    Sou sua fã

    ResponderExcluir
  2. Valeeu, Yanna. MAis uma veez! Mas sim, eu sou uma pessoa revoltada com tanta coisa que acontece aqui, que não é um jogo de futebol que me fará ser menos brasileiro que eu já sou. Valorizo a nossa cultura, sim (incluindo o futebol) e, acima de tudo, faço a minha parte para tentar fazer com que esse país seja um pouco melhor. Brigadão pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Bem eu não sou famoso por escrever muitas coisas, mas sim, concordo com tudo que vc disse Pê. Hoje em dia é extremamente dificil ter orgulho de uma nação brasileira do jeito que está. Yana, te desejo sorte sabe, mas sinceramente o Brasil não vai mudar tão cedo.

    Pê, se eu fosse vc mandava esses discurso para alguma emissora fikdik!!!

    ResponderExcluir